Quem Somos

e o que pretendemos

Somos o grupo de pesquisa, Discurso Interação e Prática Profissional, certificado pela PUC-Rio e integrado à base de dados do Diretório de Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPq. Iniciamos nossas atividades, na década de 80,  com o apoio desse Órgão. Na década de 90,  recebemos apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES para o desenvolvimento de  dois projetos binacionais sobre Linguagem e Trabalho: Capes – Cofecub (Brasil/ França) e Capes- ICCTI (Brasil-Portugal).

Ao longo dos anos, nos consolidamos com um grupo que se insere numa Linguística Aplicada das Profissões. Nosso objetivo é produzir conhecimento relevante para as práticas de profissionais que atuam em  contextos, como o das organizações empresariais, da mídia, do Direito, da Saúde, da Política e, mais recentemente, da Segurança Pública.

O projeto “ Habilidades Comunicativas e a Prática Policial em Comunidades em Processo de Pacificação”, tem sido desenvolvido,  desde o final de 2018,  com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa  do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ (edital nº 08/2015).

Partindo do pressuposto de que habilidades interacionais não podem ser consideradas secundárias para práticas profissionais  em que a linguagem exerce um papel central, como, por exemplo, em abordagens policiais,  buscamos aqui oferecer insumos que permitam tornar o policial mais reflexivo sobre sua prática e mais consciente do que orienta seu comportamento numa interação com o cidadão. Entender o que acontece durante a interação pode favorecer um maior reconhecimento da legitimidade da ação policial e mais cooperação do cidadão.

Para este projeto contribuíram com pesquisa ou participação dem sessões de análise de dados, os seguintes membros do grupo:

Amanda Costa Pinto de Moraes; Amanda Dinucci Almeida Buhler Velasco; Carla Mirelle Matos de Lisboa; Carlos Alberto Soares Alves; Carolina Valente de Oliveira; Rony Caminitti Ron-Rén Junior; além da líder do grupo, Maria do Carmo Leite de Oliveira.